top of page

Acerca de

1.jpg
cover_issue_55_pt_BR.png

 

A revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea (RPFC), ISSN 2316-2449, é de responsabilidade da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE) e possui um escopo que compreende toda a amplitude do movimento fenomenológico, em suas vertentes estrutural, existencial, descritiva ou transcendental, bem como suas bases filosóficas. Seu objetivo é aprimorar e aprofundar o conhecimento na esfera clínica em suas vertentes terapêuticas e da existência humana em suas relações consigo mesmo, com o outro, com a temporalidade e a espacialidade. É um periódico de acesso aberto, publicado exclusivamente online, que recebe autores de diferentes instituições acadêmicas de universidades e sociedades nacionais e internacionais.

A revista tem como missão divulgar trabalhos orientados pela perspectiva fenomenológica em psicopatologia com enfoque psiquiátrico, psicológico ou filosófico. A revista se preocupa em publicar artigos de autores clássicos da fenomenologia, por exemplo, através de tradução de artigos para a língua portuguesa de textos consagrados em outras línguas como inglês, francês, italiano, alemão e espanhol. Também procura ser porta de entrada para novos pesquisadores, fomentando assim o aparecimento de cientistas de projeção nacional e internacional. O entendimento histórico da pesquisa fenomenológica é uma narrativa importante dentro da revista, o que perguntávamos? Em que direção estamos caminhando?

Por ser uma revista aberta seu conhecimento também visa ser democrático, possibilitando acesso irrestrito ao seu conteúdo. Seu público-alvo são psiquiatras, psicólogos, filósofos e demais estudantes ou profissionais interessados pela área da saúde mental na perspectiva fenomenológica. Nossa comunicação se dá através de site próprio, redes sociais como Facebook e Instagram e um Canal no Youtube, onde temos a oportunidade do próprio autor do artigo passar o seu conteúdo de forma interativa e não somente pelo texto escrito. Além disso, possibilita a aparição do próprio autor ao público, levando a um contato mais direto e humanizado da ciência.

A Revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea participa de um campo do conhecimento científico e psiquiátrico chamado Psicopatologia Fenômeno-Estrutural. O enfoque se dá, portanto, em estudos que buscam examinar as particularidades que caracterizam os transtornos mentais e o comportamento humano em geral. Em relação a esse modo de pensar, temos dois grupos de estudos mais conhecidos no Brasil, sendo um a própria SBPFE e outro o Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica (APHETO) inserido na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), cuja representação se dá na figura do editor-chefe Lucas Bloc. Esse referido laboratório foi fundado pela professora Virgínia Moreira, titular nessa universidade e que também foi editora da RPFC no período de 2016 a 2018.

A RPFC tem como vocação permitir que novos autores possam publicar e divulgar seus trabalhos, sendo uma importante impulsionadora de novos pesquisadores, sejam alunos ou pós-graduados na área. Com projeção internacional, além do português, a revista possui artigos em inglês, francês, italiano e espanhol. Dentre os principais autores internacionais que já publicaram em nossa revista, podemos destacar: Otto Doerr-Zegers, Jean Naudin, Francesca Brencio, Elizabeth Pienkos, Louis Sass, Felipe Madeira, Ignacio Iglesias Colillas, Erick Jean-Daniel Singaïny, Norbert Andersch, Gilberto di Petta,  Georges Charbonneau,  entre outros. Em relação a autores nacionais, também podemos destacar: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo, Claudio E. M. Banzato, Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, Gilberto Safra, Andrés Antúnez, Adriano Furtado Holanda, Marcelo Sodelli, entre outros.

bottom of page