top of page

Acerca de

5.jpg

Corpo diretivo da SBPFE

Presidente: Daniela Ceron-Litvoc

Vice-Presidente: Flávio Guimarães-Fernandes

Tesoureiro: Gustavo Bonini Castellana

Presidente Emérito: Guilherme Peres Messas

Membros da SBPFE

Adelma Pimentel

Titular no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/ Faculdade de Psicologia; Orientadora de Doutorado e Mestrado.

Especialista em desenvolvimento infantil pela Universidade Estadual do Pará; Especialista em Psicologia Clínica: Gestalt-terapia e Terapia Centrada na Pessoa pela UFPA; mestrado em Educação: políticas públicas pela UFPA, doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado em Psicologia e psicopatologia do Desenvolvimento na Universidade de Évora, Portugal. Pós-doutorado em Ciências Interdisciplinares da Saúde UNIFESP. Cooperação Técnica com o Departamento/Programa de Saúde Coletiva da UFPR; Líder do Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas - NUFEN; Linhas de pesquisa: Fenomenologia: teoria e clínica; Gênero e Saúde no Grupo de Pesquisas Eneida de Moraes - GEPEM. Fundadora e Editora Executiva da Revista do NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4534230240595626 
 

Antonia Elvira Tonus

Psiquiatra. Mestre em Psiquiatria pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE-SP). Doutoranda pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Chefe da Seção de Psiquiatria do HSPE-SP.
Coordenadora da Disciplina de Psicopatologia do Programa de Residência Médica do HSPE-SP.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0313496967068138

Carolina Ribeiro Colombo

Médica formado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Residência Médica em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (IPq-HCFMUSP). Pós-graduação em Psicopatologia Fenomenológica pela Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural. Parceira do The Collaborating Center for Values-based practice in Health and Social Care - University of Oxford.

Cristiane Stravino Messas

Fonoaudióloga graduada pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP.
Professora do Curso de Especialização em Psicopatologia Fenomenológica da FCMSCSP.
Membro fundador da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE).
Atuação clínica nas áreas de comunicação e linguagem; transtorno do espectro  do autismo e transtornos de aprendizagem.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7896746302532525

Daniela Ceron-Litvoc

Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Psiquiatra pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (IPq-HCFMUSP). Docente do curso de Pós-graduação em
Psicopatologia Fenomenológica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Doutorado em
Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Presidente da Sociedade
Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE). Editora-Chefe da Revista de Psicopatologia
Fenomenológica Contemporânea.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2429396431241026

Elisa Maria de Mesquita

Graduação, Residência Médica em Psiquiatra Geral e Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Pós-graduação em Psicopatologia Fenomenológica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 2014/2015. Preceptora do Programa de Residência Médica em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 2014.
Psiquiatra da Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae desde 2014. Em consultório particular desde 2011. Atualmente, desenvolvo meu trabalho com o foca na Psiquiatria Perinatal.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4708356554141120

Érika Fernandes Costa Pellegrino

Docente na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará, campus Altamira. Membro da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-estrutural. Médica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Residência em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
(HCFMUSP). Mestranda em Sustentabilidade Junto a Povos e Territórios Tradicionais na Universidade de Brasília (UnB).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7857847624247355

Fábio Luiz Socreppa da Fonseca

Psicólogo clínico graduado (Universidade Metodista de SP), Doutorando em Educação (Universidade Metodista de São Paulo), Mestrado em Educação (Universidade Metodista de SP), Especialista em Psicopedagogia (PUC-SP) e em Psicopatologia Fenomenológica (FCMSCSP), Professor da disciplina de Psicopatologia e Supervisor de Processos Clínicos no Curso de Psicologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4085006551049597

Fernando Sauerbronn Gouveia

Médico formado pela Faculdade de Medicina da USP. Pós-graduado em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) Membro da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-estrutural (SBPFE) Professor da pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Médico psiquiatra do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein Médico psiquiatra do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês Médico psiquiatra do corpo clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Médico psiquiatra da Notredame Intermédica Foi médico preceptor do Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo(2007-2008). Médico do Departamento de Futebol da Sociedade Esportiva Palmeiras(2004-2009).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2567049349977929

Flávio Guimarães-Rodrigues

Psiquiatra assistente da Enfermaria de Pacientes Agudos e do Centro de Reabilitação e Hospital dia do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) desde 2019, coordenador do curso de Psicopatologia e Entrevista para residentes médicos em psiquiatria pelo mesmo instituto, atualmente é editor do livro Psicopatologia Clínica e Entrevista Psiquiátrica, publicado pela Editora Manole.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3254183621821251

Flavio Mitio Takahagui

Coordenador médico do setor de Saúde mental e Vice-Diretor Clínico do Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch - M´Boi Mirim, médico psiquiatra e psicoterapeuta, graduação e residência pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), membro da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-estrutural, e bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4909722616318552

Gabriel Engel Becher

Psiquiatra e psicoterapeuta pelo IPq-HCFMUSP e filósofo pela FFLCH-USP. Interessado em psicopatologia fenomenológica e fenomenologia transcendental, particularmente em suas implicações na sexualidade humana. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8447641683067855

Gisella Mouta Fadda

Psicóloga. Doutora e Mestra em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Participou do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (CAPES) na Pontifícia Universidade Lateranense em Roma. Especialista em Psicoterapia Humanista/Fenomenológico/Existencial. Especialista em Psicopatologia Fenomenológica. Possui formação em Ludoterapia Humanista Centrada pelo Instituto de Psicologia Humanista de Brasília. Formação em Focalização pelo Instituto Brasileiro de Focusing/Focalização. Membro do Grupo de Pesquisa: Atenção Psicológica Clínica em Instituições: prevenção e intervenção na PUC-Campinas, coordenado pela profa. Dra. Vera Engler Cury. Membro da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE).Áreas de interesse: Autismo; Psicologia Clínica; Psicologia da personalidade; Teorias e técnicas psicoterápicas; Pesquisa fenomenológica; Formação de psicólogos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2819537487816311

Guilherme Ludovice Funaro

Médico psiquiatra, com graduação e residência pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), membro da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE), e bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP).2

Guilherme Peres Messas

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (1992), mestrado em medicina pela Faculdade de Medicina da USP (1999), doutorado em medicina pela Faculdade de Medicina da USP (2001), Livre-docência pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2022). Pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria da FMUSP (2004).; Member of the Management Team of the Collaborating Centre for Values-Based Practice, St. Catherine´s College, Oxford, como Faculty Lead for the International MetaMasters in Phenomenology and Values-based Clinical Care. Líder para o Brasil do Collaborating Centre for Values-Based Practice in Health and Social Care, St Catherine´s College, Oxford, desde 2019; Professor visitante no Collaborating Centre for Values-Based Practice in Health and Social Care (Maio 2022).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4385703295450760

Gustavo Bonini Castellana

Médico Psiquiatra, especialista em Psiquiatria Forense pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP). Colaborador do Núcleo de Psiquiatria Forense (NUFOR) do IPq-HCFMUSP. Doutor em Ciências pela FMUSP. Professor e Coordenador da Pós-graduação em Psiquiatria Forense do IPq-HCFMUSP.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9506730389416834

Israel Montefusco

Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo. Residência médica em Psiquiatria pelo Instituto dePsiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Júlio Acúrio

Médico Psiquiatra, especialista em Psiquiatria Forense pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP). Colaborador do Núcleo de Psiquiatria Forense (NUFOR) do IPq-HCFMUSP. Doutor em Ciências pela FMUSP. Professor e Coordenador da Pós-graduação em Psiquiatria Forense do IPq-HCFMUSP.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9506730389416834

Leonardo Peroni de Jesus

Médico Psiquiatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro da Sociedade
Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE). Médico Psiquiatra do Serviço de Psiquiatria do Hospital
Estadual Mario Covas/FMABC e do Grupo de Psicoses do LIM-27 do Hospital das Clínicas da FMUSP
(HCFMUSP).

Livia Emy Fukuda

Médica graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo  (USP). Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do  Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP).
Especialista em Psicopatologia Fenomenológica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).
Médica Assistente no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo  (HSPE-SP).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0925131382544377

Luara Nagata Otoch

Médica psiquiatra. Residência Médica em Psiquiatria Geral e Psiquiatria da Infância e Adolescência no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (IPq-HCFMUSP).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0886528824872211

Melissa Garcia Tamelini

Médica graduada pela Faculdade de  Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Residência Médica em  Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da  Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP).Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Médica Assistente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP entre 2008 a 2019. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE). Presidente da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE) de 2015 até 2018.

Paulo Germano Marmorato

Médico Pesquisador do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7650457573598355

Renato Lordello

Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina, com especialização em Psiquiatria em andamento na modalidade residência médica pelo Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP. Pós-graduação concluída em Psicopatologia Fenomenológica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Desenvolveu atividades de pesquisa e extensão em Neurologia e Psiquiatria.

Lucas de Oliveira Serra Hortêncio

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Residência em Psiquiatria
pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (IPq-HCFMUSP). Preceptor na residência médica em rede em Psiquiatria da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e Psiquiatra do CAPS II Perdizes em São Paulo. Ex-preceptor da graduação da FMUSP.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1655739620972909

Luis Antônio Bozutti

Médico pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP. Pós-graduação em Psicopatologia Fenomenológica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Formação de Psicodrama pela Sociedade Paulistana de Psicodrama. Colaborador do Projepsi - IPq FMUSP. Integrante da Retaguarda de Psiquiatria do Hospital Albert Einstein. Membro do serviço de Neuropsiquiatria do Hospital Santa Marcelina. Docente do curso de medicina da Faculdade Santa Marcelina.

Mariana Bonini Pampanelli

Médica formada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com Residência em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. 
Possui Pós-graduação em Psicopatologia Fenomenológica pela Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo, e atua em consultório particular como psiquiatra clínica e psicoterapeuta.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1114234535109078

Ricardo Krause

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Psiquiatra e Psiquiatra da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Psiquiatra Forense pelo Núcleo de Psiquiatria Forense(NUFOR) do IPq-HCFMUSP.
Presidente Nacional da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins(ABENEPI).

Rosa Angela Cortez de Brito

Psicóloga, psicoterapeuta e supervisora clínica. Doutora em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Tem formação em Abordagem Centrada na Pessoa e em Clínica Humanista-Fenomenológica. Professora do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Mato Grosso. É coordenadora do ETHOS - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia Humanista e Fenomenológica. Tem se dedicado à pesquisa em clínica humanista-fenomenológica com crianças, em psicopatologia fenomenológica e em saúde mental infantil.

  

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3091394100247643 

Sérgio Rocha

Atua em psiquiatria clinica desde 2004. Experiência em direção e formação de serviços e equipes de saúde mental . Fundador e diretor da Clinica Revitalis para tratamento de saúde mental -Rj. Possui especialização em dependência química pela UNIFESP, Master em Neurociências pela Instituto de altos estudos universitários ( Barcelona- ESP) e especialização em psicopatologia Fenomenológica pela santa casa de SP. Atualmente também atua como professor convidado da pós graduação em psiquiatria da PUC - RJ.

Susan Meire Mondoni

Médica graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP). Mestre em em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista na área de psiquiatria da Infância e adolescência.

Thaís de Castro Gazotti

Psicóloga (PUCCAMP). 
Mestre em Psicologia (PUCCAMP). 
Aprimorada em tratamento para Transtornos Alimentares no AMBULIM (IPq-HCFMUSP).
Psicopatologista Fenômeno-estrutural (FCMSCSP). Doutoranda em Ciências (FMUSP).
Psicoterapeuta individual e familiar da ECAL e do AMBULIM. Coordenadora do Grupo de Apoio Multifamiliar do AMBULIM.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1253709463575625

William Isao Miyamoto

Médico formado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Residência Médica em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (IPq-HCFMUSP). Pós-graduação em Psicopatologia Fenomenológica pela Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6052892058168123

6.jpg
cursos_edited.jpg

seja membro

cursos_edited.jpg

Regras para a adesão de novos membros:

- Possuir formação acadêmica e conhecimentos no campo da Psicopatologia Fenomenológica, seja por meio da participação em cursos, grupos de estudo, supervisão ou notório saber.

- Ter publicações na perspectiva da Psicopatologia Fenomenológica, além de ter participado de eventos relacionados a essa área de conhecimento.

Envie um e-mail para nós!

fenomenoestrutural@gmail.com

bottom of page