Confira o histórico de eventos da SBPFE e também obtenha informações sobre os próximos eventos.
Inscrições abertas: Pós-graduação Lato Sensu em Psicopatologia Fenomenológica
O objetivo do curso de Pós-graduação em Psicopatologia Fenomenológica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é preparar o aluno para melhor diagnosticar e estruturar estratégias terapêuticas em saúde mental por meio do conhecimento teórico e aplicação da psicopatologia fenomenológica. A clínica fenomenológica é o objetivo principal do curso.
NOVIDADE:
Os alunos formados ou em formação neste curso passam, a partir de 2021, a ter acesso ao International Masters-level Programme “Phenomenology and Values-based Clinical Care (PVbCC)”, coordenado pelo The Collaborating Centre for Values-based Practice in Health and Social Care do St Catherine’s College da University of Oxford (UK) e pela FCMSCSP.
Este programa internacional, oferecido exclusivamente em língua inglesa, em caráter ainda experimental, deverá ser certificado pelo Collaborating Centre for Values_based Care, do St Catherine’s College, Oxford, e pelo Curso de Especialização da FCMSCSP.
Dadas as condições atuais da pandemia de COVID- 19 e do caráter experimental do programa, essas condições podem ser modificadas a qualquer momento, sem aviso prévio. No entanto, quaisquer modificações nesse programa NÃO ACARRETAM NENHUM IMPACTO na especialização Psicopatologia Fenomenológica da FCMSCSP, reconhecida pelo MEC. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail gmessas@gmail.com
Grupo de Estudos em Psicopatologia Fenomenológica
Primeiro ciclo de Seminários Fenomenológicos, coordenados pelo Pro. Dr. Guilherme Messas. Eles têm por objetivo divulgar o conhecimento em psicopatologia fenomenológica a partir da discussão de textos de seus principais autores e fundadores Iniciaremos com a Psicopatologia Geral, de Karl Jaspers. Programamos 6 encontros que acontecerão mensalmente, com inicio em 29/07/2020. Inscreva-se. Para mais informações entre em contato com 11- 971262924
Considerações sobre o uso de telas na infância e adolescência
O uso de telas e seu impacto no desenvolvimente têm sido fonte de intenso debate nos últimos anos. Atualmente, com a pandemia e as consequentes restrições sociais, esse tema apresenta ainda maior relevância.
Nesse ciclo de três encontros, Cristiane Messas, Daniela Ceron-Litvoc e Paulo Germano Marmorato discutiram o impacto do uso das telas segundo os seguintes recortes:
Desenvolvimento da Comunicação e Linguagem
Desenvolvimento da Interpessoalidade
Desenvolvimento da Adolescência
Veja esses encontros e os outros promovidos pela SBPFE no canal do youtube da SPBFE
Saúde Mental e COVID-19
O Professor Dr. Guilherme Messas abordou o tema da psiquiatria em tempos de COVID-19 a partir da visão de um especialista em Psicopatologia Fenomenológica.
Veja o encontro no canal do YouTube da SBPFE.
Quarentena, Situação Limite e Adoecimento Psíquico
A SBPFE apresentou em maio de 2020, um ciclo de palestras sobre:
Quarentena,
Situações Limites e
Adoecimento Psíquico
Os encontros estão disponíveis no canal do youtube da SBPFE.
https://youtu.be/xpfgOijgfzI
https://youtu.be/4s24fbmB3kk
https://youtu.be/ygk8xunAjvY
Para receber informações sobre as atividades da SBPFE, inscreva-se na nossa lista de e-mails.
Fenomenologia Clínica e Psicopatologia Essencial da Sexualidade
O objetivo do encontro é traçar um esboço acerca da fenomenologia clínica e da psicopatologia essencial da sexualidade. Isso se dará por meio da exposição e análise de temas, autores e textos que, tradicionalmente, estão na interface entre as ciências humanas e a prática psiquiátrica.
Para tanto, pela via argumentativa, busca-se estabelecer conhecimento sobre a sexualidade humana e o saber psicopatológico. Serão abordados, com tal intuito:
– História da sexualidade nas humanidades e na psiquiatria;
– Psicopatologia e fenomenologia na clínica psiquiátrica;
– Implicações do método dialético fenômeno-estrutural no debate em sexualidade;
– Sexualidade sob o prisma do modelo criteriológico: diagnóstico e tratamento dos transtornos sexuais;
– Sexualidade na literatura psicopatológica e fenomenológica: do clássico ao contemporâneo;
– Um esboço sobre a perversão sexual como essência psicopatológica.
Com ampla discussão entre os participantes, o encontro pretende ser ambiente propício ao surgimento de visões originais acerca deste debate, ainda incipiente no campo da psicopatologia fenomenológica.
Gabriel Engel Becher é psiquiatra e psicoterapeuta (IPq-HCFMUSP), membro da SBPFE, e também graduando em filosofia. Interessa-se particularmente pelas relações de intersecção e implicação entre psicopatologia fenomenológica e sexualidade no berço das ciências humanas. Desenvolve práticas clínicas intimamente atreladas a tais vertentes do conhecimento.
Psicopatologia Fenomenológica da Infância e Adolescência