Escola de Psicopatologia

A Escola de Psicopatologia Fenomenológica é um núcleo da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural dedicado à difusão e ao aprofundamento do conhecimento da psicopatologia fenomenológica no Brasil.

Dado que tal conhecimento constitui-se como ferramenta fundamental para o estabelecimento de qualquer profissional voltado à teoria e à prática da saúde mental, as atividades didáticas deste núcleo têm como intuito maior oferecer elementos conceituais indispensáveis para uma sólida formação em psicopatologia.

A pluralidade inerente à vertente fenomenológica convoca para uma direção de leitura que busca não apenas a retomada da obra de autores da tradição clássica, como Minkowski, Binswanger, Tellenbach e Jaspers, mas também a continuidade da vertente fenomenológica em psicopatologia, através da apresentação de autores contemporâneos, bem como o estímulo à produção autoral dos alunos.

DISCUSSÃO COM O AUTOR

Com a intenção de disseminar o conhecimento em Psicopatologia Fenomenológica e abrir espaço para discussão, a revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea e a Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural promoverão encontros mensais online para a discussão dos artigos publicados na revista com os autores.
DATA: última quarta do mês
HORÁRIO: 20:30
LOCAL: discussões online abertas que serão transmitidas pela página do facebook da SBPFE e pelo canal do youtube da SBPFE.

CURSOS

A SBPFE promoverá uma agenda mensal de cursos sobre temas diversos em 2021. Envie e-mail para fenomenoestrutural@gmail.com para receber mais detalhes sobre os cursos.

MARÇO DE 2021

II Encontro sobre Fenomenologia Clínica e Psicopatologia Essencial em Sexualidade sob a coordenação de Gabriel Becher.

ABRIL DE 2021

Linguagem na infância sob a coordenação de Cristiane Messas.

Maio de 2021

Suicídio e Adolescência sob a coordenação de Daniela Ceron-Litvoc.

SUPERVISÃO

As supervisões são encontros de 1 hora de duração para a discussão de casos clínicos e de condução da terapêutica (psicoterapia, farmacoterapia e outras). Podem ser realizadas tanto em grupo quanto individualmente.

Os horários de supervisão são disponibilizados de acordo com as possibilidades de agenda dos integrantes do corpo diretivo da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural.

Saiba mais

Tire suas dúvidas, entre em contato pelo e-mail: fenomenoestrutural@gmail.com.