Escola de Psicopatologia


A Escola de Psicopatologia Fenomenológica é um núcleo da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural dedicado à difusão e ao aprofundamento do conhecimento da psicopatologia fenomenológica no Brasil.

Dado que tal conhecimento constitui-se como ferramenta fundamental para o estabelecimento de qualquer profissional voltado à teoria e à prática da saúde mental, as atividades didáticas deste núcleo têm como intuito maior oferecer elementos conceituais indispensáveis para uma sólida formação em psicopatologia.

A pluralidade inerente à vertente fenomenológica convoca para uma direção de leitura que busca não apenas a retomada da obra de autores da tradição clássica, como Minkowski, Binswanger, Tellenbach e Jaspers, mas também a continuidade da vertente fenomenológica em psicopatologia, através da apresentação de autores contemporâneos, bem como o estímulo à produção autoral dos alunos.

As atividades que a Escola de Psicopatologia Fenomenológica oferece são:

Seminários Formativos

Os seminários são atividades dedicadas à leitura e discussão de obras essenciais da psicopatologia fenomenológica. Também compõem as suas atividades supervisões de casos clínicos e de condução da terapêutica (psicoterapia, farmacoterapia e outras), coordenadas pelo corpo diretivo da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural.

Saiba mais

Supervisões

As supervisões são encontros de 1 hora de duração para a discussão de casos clínicos e de condução da terapêutica (psicoterapia, farmacoterapia e outras). Podem ser realizadas tanto em grupo quanto individualmente.

Os horários de supervisão são disponibilizados de acordo com as possibilidades de agenda dos integrantes do corpo diretivo da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural.

Saiba mais

Cursos breves

Pontualmente os integrantes da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural oferecem cursos, seminários, encontros, simpósios sobre temáticas específicas.

Confira a nossa agenda