Escola de Psicopatologia


O projeto da Escola de Psicopatologia Fenomenológica

A Escola de Psicopatologia Fenomenológica é um núcleo da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural dedicado à difusão e ao aprofundamento do conhecimento da psicopatologia fenomenológica no Brasil.

Dado que tal conhecimento constitui-se como ferramenta fundamental para o estabelecimento de qualquer profissional voltado à teoria e à prática da saúde mental, as atividades didáticas deste núcleo têm como intuito maior oferecer elementos conceituais indispensáveis para uma sólida formação em psicopatologia.

A pluralidade inerente à vertente fenomenológica convoca para uma direção de leitura que busca não apenas a retomada da obra de autores da tradição clássica, como Minkowski, Binswanger, Tellenbach e Jaspers, mas também a continuidade da vertente fenomenológica em psicopatologia, através da apresentação de autores contemporâneos, bem como o estímulo à produção autoral dos alunos.

As atividades da Escola de Psicopatologia Fenomenológica constituem-se em seminários formativos (módulo I, II e III – 40 horas cada) e seminários continuados dedicados à leitura e discussão de obras essenciais da psicopatologia fenomenológica. Também compõem as suas atividades supervisões de casos clínicos e de condução da terapêutica (psicoterapia, farmacoterapia e outras), coordenadas pelo corpo diretivo da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural.

Os módulos ocorrem quinzenalmente com duração de 1h. O conteúdo de cada módulo é estruturado para que haja um gradual aprofundamento em temas como esquizofrenia, melancolia, mania, infância e adolescência, linguagem, entre outros.


Seminários Formativos

+ Módulo I - Obras fundamentais I (Minkowski, Binswanger, Tellenbach, Jaspers, Goldstein).

+ Módulo II - pré-requisito Módulo I - Obras fundamentais II (Blankenburg, Gebsattel, Straus, Zutt, Tatossian, Minkowski, Binswanger, Tellenbach, Jaspers, Goldstein).

+ Módulo III - pré-requisito Módulo II - Obras contemporâneas (Doerr, Kraus, Messas, Charbonneau, Di Petta, Fuchs, Moreira, Stanghellini, Parnas, Cutting, Zutt, Rovaletti).


Seminários Continuados - pré-requisito Módulo III - (Autores escolhidos por cada coordenador)


Público Alvo: Médicos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Enfermeiros e interessados em geral em saúde mental.

Cursos e Encontros no segundo semestre de 2018

Paralelos dos conceitos de estrutura na obra
de Jean Piaget e na Fenomenologia

A partir da leitura da obra de Jean Piaget, analisar as possibilidades de vivências na infância.

tópicos aborados:

  • Estrutura na obra de Jean Piaget e na Fenomenologia
  • Análise das possibilidades estruturais dos 0 aos 2 anos.
  • Discussão dos quadros psicopatológicos no contato: autismo
  • Análise das possibilidades estruturais dos 2 aos 7 anos
  • Discussão dos quadros psicopatológicos: depressão e ansiedade

Encontros quinzenais de agosto a outubro de 2018.

Entre em contato: fenomenoestrutura@gmail.com

Conheça também...

Curso de Especialização Lato Sensu em Psicopatologia Fenomenológica da Faculdade de Ciências Médicas das Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) – Coordenação: Prof. Dr. Guilherme Peres Messas.

Programa e referências bibliográficas do curso: aqui.

Inscriçõesaqui.