Apresentação

A Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE) é uma entidade voltada para o desenvolvimento da ciência psicopatológica de orientação fenômeno-estrutural, assim como para a formação de psicopatologistas nesta vertente. Entendemos que o conhecimento psicopatológico seja um atributo fundamental para o estabelecimento de qualquer profissional voltado à teoria e à prática da saúde mental.

A SBPFE é composta por profissionais de diversas formações dedicados à retomada e reconstrução da tradição clássica em psicopatologia, orientando-se por esta para o delineamento de suas propostas terapêuticas.

Para um melhor entendimento das finalidades da SBPFE é necessário estabelecer uma diferenciação entre o conhecimento psicopatológico e a atividade clínica. A psicopatologia é uma ciência autônoma, cujos temas e problemas são independentes da aplicação clínica imediata. No entanto, isto não quer dizer que seja uma ciência abstrata ou especulativa. Pelo contrário, como ciência particular, a psicopatologia procura oferecer as melhores condições para o reconhecimento das patologias mentais e a conseqüente construção do melhor tratamento, de acordo com as particularidades e necessidades de cada indivíduo. A psicopatologia é a ciência que antecede a clínica psicológica e psiquiátrica, oferecendo a estas os alvos patológicos a serem atacados.

A característica fundamental da psicopatologia fenômeno-estrutural é a busca pela compreensão da estrutura das vivências psíquicas tais e quais realmente experimentadas pelos pacientes. Suas categorias procuram expressar uma visão do universo mental a partir de dois pontos básicos:

  1. A delimitação e o estudo das estruturas subjacentes às vivências psíquicas (patológicas ou não), que lhes servem como condições de possibilidade; as principais são a temporalidade e a espacialidade.
  2. A identificação do fenômeno patológico como a ruptura da linha de continuidade do desenvolvimento psicológico individual.

Embora haja um campo ilimitado para a aplicação da psicopatologia fenômeno-estrutural, até hoje seu emprego primordial foi no campo das psicoses. O intuito da SBPFE é alargar este escopo de interesses, avançando no entendimento das patologias menores do psiquismo e mesmo das variantes de personalidades e seus desenvolvimentos.